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truck_alinhamento_07.pngAlinhamento

Alinhar e balancear regularmente as rodas é fundamental para garantir a vida útil dos pneus e a segurança dos passageiros.
Para que este serviço seja realmente eficaz, é necessário atenção aos detalhes dos ajustes e a utilização dos dispositivos especiais, de forma a não comprometer a estrutura e a segurança do veículo.

O alinhamento de direção envolve o ajuste da posição das rodas na suspensão, visando a garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Evita ainda que a direção “puxe” para um dos lados, causando desgaste irregular dos pneus.

Ângulos de Suspensão

Cambagem: A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda, podendo ser negativa (para “dentro” do veículo) ou positiva (para “fora” do veículo) em relação a um plano vertical.
A cambagem muito negativa desgasta a parte interna dos pneus; a cambagem muito positiva desgasta a parte externa do pneu.

Caster: O cáster é o ângulo de inclinação para trás (negativo) ou para frente (positivo) do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O cáster desigual faz com que o veículo puxe para um dos lados, provocando também um desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.

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​Balanceamento​

O balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto roda e pneu, por meio da aplicação de contrapesos fixados na roda. O balanceamento é fundamental para evitar trepidação no veículo e essencial para a conservação dos pneus, já que impacta diretamente o seu desgaste.


​Tipos de balanceamento:
Coluna: Este serviço é efetuado com o conjunto roda e pneu retirado do veículo. É o mais recomendado e pode ser realizado em qualquer conjunto de roda e pneu do veículo.
​Local: Este serviço é efetuado com o conjunto roda e pneu instalado no próprio veículo.Nos  veículos pesados pode ser realizado somente nas rodas dianteiras.
Automático com microesfera: O balanceamento automático é facilmente aplicado a pneus com ou sem câmara. Cada medida de pneu possui uma embalagem apropriada ,com a quantidade correta de esferas. Se o ponto pesado do conjunto rodante se alterar, o equilíbrio será automaticamente corrigido. 
 
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Quando o alinhamento deve ser conferido?
 • A cada troca de pneus.
 • Quando os pneus apresentarem desgaste irregular.
 
 • Quando o veículo puxar para um dos lados.
 
 • A cada 10.000 km rodados, por ocasião do rodízio e balanceamento.
 
 • Caso haja a substituição de alguns dos componentes da suspensão. 
 

Como não confundir vibração de balanceamento com problemas no sistema de freios?
Caso as vibrações ocorram somente quando o pedal do freio é acionado, o sistema de freios deve ser verificado.

Seu caminhão apresenta alguma das situações acima? 
Passe em um Truck Center DPaschoal mais próxima: lá você  terá a orientação dos melhores técnicos.
 
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A forma mais rápida e prática para encontrar.

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